Programa Viva a Vida
O programa de rádio Viva a Vida é semanal, tem duração de 15 minutos, e vai ao ar na Rádio Construtiva todas as terças-feiras e quintas-feiras, às 11h20 e às 19h20. A principal e única proposta do programa é levar orientação e informação a todos os pais sobre os diversos assuntos que envolvem as crianças.
Entrevistas Pastoral da Criança
O programa de entrevistas de da Pastoral da Criança possui duração média também de 15 minutos, podendo ser mais ou menos, dependendo do assunto tratado. Um programa riquíssimo com conteúdos orientativos e informativos, na Rádio Construtiva, as entrevistas realizadas pela Pastoral da Criança vão ao ar todos os sábados, às 11h30 e 19h30.
Sobre a Pastoral da Criança
A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político" (Artigo 2º do Estatuto).
Visão
Trabalhamos por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento" (Cf. Isaías capítulo 65, a partir do versículo 16).
Missão
“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação.
Crenças
• Partilha e Solidariedade.
• Deus se revela preferencialmente aos pobres.
• Fé é Vida: vivenciar a fé, por meio de ações concretas na comunidade.
• A glória de Deus é a vida.
Valores
• Adesão à missão da Pastoral da Criança.
• Ética (transparência, honestidade, justiça, equidade).
• Simplicidade.
• Não discriminação.
• Compromisso com os resultados.
• Perseverança.
• Valorização das crianças, gestantes e das famílias.
• Alegria em servir.
• Multiplicar o saber.
• Ir ao encontro, buscar proximidade.
Fundação
Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.
Níveis de coordenação
A Pastoral da Criança se organiza por comunidade, ramo, setor, estado e país, tendo equipes de coordenação e conselhos em cada um deles, com normas e estruturação determinadas pelo Regimento Interno, aprovado pela Assembleia Geral.
Coordenação Comunitária – exercida por um dos líderes da Pastoral da Criança da comunidade.
Coordenação de Ramo (paróquia) – responsável por diversas comunidades com Pastoral da Criança de uma mesma paróquia. O coordenador é indicado, em lista tríplice, pelos coordenadores comunitários do respectivo ramo (paróquia) e ratificado pelo pároco.
Coordenação de Setor (diocese) – responsável por diversos ramos (paróquias) com Pastoral da Criança da Diocese à qual pertence. É indicado pelos coordenadores de ramo e ratificado pelo bispo diocesano.
Coordenação Estadual – responsável pelos diversos setores (dioceses) com Pastoral da Criança do Estado. É indicado pelos coordenadores da Pastoral da Criança de Setor e ratificado pelo bispo responsável pela Pastoral da Criança no Estado.
Coordenação Nacional – dar apoio ao trabalho das coordenações da Pastoral da Criança em todo o Brasil. O coordenador nacional é nomeado pelo Presidente do Conselho Diretor e ratificado pela CNBB. Conselho Diretor da Pastoral da Criança – é eleito pela Assembleia Geral da Pastoral da Criança e ratificado pela CNBB.
Assembleia Geral – órgão máximo da Pastoral da Criança. É composta pelo Conselho Diretor, as dioceses, representadas por seus coordenadores estaduais, e representantes da Associação Nacional dos Amigos da Pastoral da Criança (ANAPAC).
Conselho Diretor
Dom Anuar Battisti – Presidente
Maurilio Leopoldo Schmitt – tesoureiro
Ir. Vera Lúcia Altoé – secretária
Conselho Fiscal
Titulares:
Ana Ruth Rezende Góes (SE/nacional)
Clarice Siqueira dos Santos (PR)
Gildete Soares Andrade (DF)
Suplentes:
Inacia Perinazzo Cassol (RS)
Maria Mesquita (SP)
Lilian Arns (SC)
Coordenadora nacional:
Ir. Veneranda Alencar
Coordenador nacional adjunto:
Dr. Nelson Arns Neumann
Coordenador da Pastoral da Criança Internacional:
Dr. Nelson Arns Neumann