Neste primeiro de maio, queremos homenagear a todos (as) os (as) trabalhadores e trabalhadoras, por meio da trabalhadora e paroquiana, a Sra. Ignez Batistel Netzel, mais conhecida por Dona Inês, que nasceu em Campo Largo da Piedade, Paraná, em 01/11/1939. Realizou os sacramentos na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, inclusive a primeira comunhão em 01/11/1949, aos 10 anos de idade.
Na sua juventude, conheceu na própria Paróquia o Sr. Pedro Netzel (in memoriam), operário e membro da Congregação Mariana, com o qual casou-se e tiveram três filhos: Marcos Gilmar Netzel (operário), Terezinha de Jesus Netzel (operária) e Marli do Rocio Netzel (professora). Na paróquia, D. Inês participou das Fillhas de Maria, Apostolado da Oração e por muitos anos foi Zeladora das Capelinhas. Ainda jovem trabalhou como operária nas fábricas: Porcelanas Steatita, Cerâmica Iguassu e como empregada doméstica na casa do Sr. João Stukas, proprietário da PIP (Porcelana Industrial Paraná).
Quando nasceram os primeiros filhos, ela dedicou-se ao cuidado do lar e dos filhos, trabalhando em casa como lavadeira, lavando roupas no tanque (tina) e passava, com ferro à brasa, para ajudar no orçamento familiar. Hoje, aos 80 anos, D. Inês não dispensa o tanque (tina) e nem o quintal, no qual cultiva uma horta orgânica familiar, além dos serviços domésticos.
Feliz Dia do Trabalhador e da Trabalhadora!
Comentários: